Logo Blog Pixwell

Web Design e outras coisas interessantes

O que é um HD e o que significa particioná-lo?

HD (Hard disk) Disco rígido ou HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive) é a parte do computador onde são armazenados os dados. O disco rígido, ao contrário da Memória RAM, é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado.

Nos sistemas operacionais mais recentes, ele também é utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual.

Existem HD’s  com diferentes capacidades de armazenamento: 40GB, 80GB, 120GB …. 250GB … 1TB

Mas o que significa “Particionar um HD” ?

Particionar um HD quer dizer, dividir sua capacidade de armazenamento em unidades menores. Isso não será feito fisicamente (Claro …), será feito pelo sistema interno.

Por exemplo:

Temos um HD de 80 GB e queremos dividí-lo em 2 partes, uma para guardar o Sistema operacional (Windows) e outra para guardar os arquivos, nesse caso teriamos a Unidade C: como principal, guardando o Sistema operacional e a Unidade D: para os arquivos, assim, se um dia quisermos formatá-lo, poderiamos formatar apenas a partição onde está o Sistema operacional, não correndo o risco de perder os arquivos, pois estaria em outra partição.

Veja o vídeos abaixo:

Veja Também:   Mr. Bean na abertura das olimpíadas 2012